top of page
Marca_completa_page-0003-removebg-preview_edited.png

Mudança no CNPJ: novo formato com letras e números começa em 2026

Você sabia que está prevista uma mudança no CNPJ a partir de 2026? Isso mesmo! O número de identificação das empresas brasileiras deixará de ter apenas números e passará a incluir letras, criando um formato alfanumérico.

Essa novidade tem gerado dúvidas entre empresários, por isso a 3eme Assessoria Contábil preparou este conteúdo para explicar, de forma simples, o que muda no CNPJ, por que essa alteração está acontecendo e como isso pode impactar o seu negócio.

Imagem institucional com a frase “CNPJ vai mudar”, destacando a mudança anunciada pela Receita Federal para julho de 2026, com elementos visuais minimalistas relacionados à contabilidade e documento fiscal.

Por que o CNPJ vai mudar?

O atual formato do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é totalmente numérico, composto por 14 dígitos, como neste exemplo:00.000.000/0001-00

Mas com o crescimento constante do número de empresas e organizações no Brasil, esse modelo está se aproximando do seu limite de combinações possíveis.

Para evitar esse esgotamento, a Receita Federal anunciou que a mudança no CNPJ, que passará a ser alfanumérico. Isso amplia a capacidade de registros e permite a adoção de tecnologias mais modernas nos cadastros empresariais.


Como será o novo formato após a mudança no CNPJ?

Ainda não foi divulgada a estrutura final do novo CNPJ, mas a proposta é que ele deixe de ser apenas um código numérico fixo e passe a ter letras e números. Essa mudança deve ampliar significativamente a capacidade de identificação de novas empresas no país.

Apesar da mudança visual, o objetivo principal é garantir continuidade no cadastro de novas pessoas jurídicas e permitir melhorias nos sistemas da Receita Federal.


O que muda para a sua empresa?

A boa notícia é que, num primeiro momento:

  • O CNPJ atual continuará válido

  • As empresas já existentes não precisarão alterar seu número

  • O novo formato será adotado apenas para novos registros, após a implementação da mudança

  • Os sistemas eletrônicos (como NF-e, PGDAS-D, eSocial, etc.) deverão ser adaptados gradualmente para aceitar o novo modelo

Ou seja, não há necessidade de preocupação imediata, mas é importante ficar atento às atualizações e contar com uma contabilidade que acompanha todas essas mudanças de perto — como a 3eme faz para você.


Quando começa a mudança no CNPJ?

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.229, e a transição para o novo CNPJ alfanumérico está prevista para começar em julho de 2026.

O processo será feito de forma progressiva, garantindo que sistemas, empresas e contadores tenham tempo suficiente para se adaptar.

A equipe da 3eme está acompanhando todas as atualizações diretamente nos canais oficiais e informará seus clientes assim que o cronograma oficial for divulgado.


Conclusão: fique tranquilo, mas fique informado

Embora pareça uma mudança grande, o novo formato do CNPJ é uma medida técnica que vem para garantir o crescimento e a modernização do ambiente empresarial brasileiro. E você não precisa se preocupar com isso agora — mas precisa ter uma contabilidade de confiança para manter sua empresa em dia com as mudanças.

Aqui na 3eme Assessoria Contábil, a gente simplifica o que parece complicado. Conte com a gente para acompanhar essa e outras atualizações que afetam o seu negócio!

(61) 99985-8403

Horários: 8h-12h e 14h-18h

QNA 51 lote 30 - Pavimento Superior - Taguatinga Norte - Brasília DF

Marca_completa_page-0006-removebg-preview.png

(61) 98524-3561

Horários: 8h-12h e 14h-18h

QNA 51 lote 30 - Pavimento Superior - Taguatinga Norte - Brasília DF

© 2024 por 3eme. Desenvolvido por Innove Consultoria e Branding

bottom of page